Em se tratando de Brasil, é
difícil ter alguém que critique o Golf. O carro é muito confortável, com câmbio
justo e preciso, motor impecável, enfim, sucesso. Ao todo, mais de 30 milhões
de unidades foram construídos desde a primeira geração chegou em 1974.
Atualmente, com visual ultrapassado e rodeado de lançamentos formidáveis, o
Golf perdeu mercado. No entanto, pode ser questão de tempo para ele voltar a
figurar entre os mais populares.
Recentemente, foi lançada na
Europa, a versão variante Golf, denominada Estate. O carro já é vendido na
Alemanha.
Como o Golf 7 hatchback, o
novo Golf Estate é mais longo, mais baixo, mais largo e mais leve do que o
modelo que substitui. Até 105kg, dependendo do motor e da guarnição escolhida,
por meio do uso de aços mais fortes no corpo e enviando virtualmente todos os
outros componentes para o ginásio. Ele é idêntico ao hatchback, com apenas
alterações visíveis a partir das portas traseiras.
A postura do carro ficou
ereta, devido ao modelo do teto. Com as novas linhas, o carro agora tem também um
interior luminoso e arejado, boa visibilidade traseira e uma extremidade
traseira útil.
No interior, o Golf Estate tem
o padrão de sétima geração, o que não é ruim, mesmo que o layout do console
central pareça ultrapassado.
A distância entre eixos do
Golf Estate é 60 milímetros maior do que o carro anterior. Com isso, sobrou
espaço, acomodando todos os passageiros com muito conforto, independente da
posição de estejam no carro.
Como ele cresceu, foi preciso
de uma redução no peso dos materiais. Assim, o desempenho não é comprometido.
Os buracos são amortecidos perfeitamente e o carro é firme. Muitas pessoas
confundem firmeza com dureza. O estilo esportivo continua, pelo menos no que
diz respeito ao desempenho. O motor será o 2.0 litros e caixa de seis velocidades
manual.
Todas as edições possuem
recursos de economia de combustível, incluindo a paragem automática / start e
um alternador que carrega a bateria quando o carro está a abrandar.
Entre os itens de série estão Bluetooth,
um aparelho de som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e ar
condicionado manual.
Na Europa, ele é vendido por
pouco mais de 24 mil euros, podendo chegar, na versão top, até 25 mil. Como no
Brasil os impostos são exorbitantes, se ele chegar mesmo a vir, custará o
triplo do valor, ou mais.
Resumidamente, O Golf Estate é
um carro maior que a versão anterior. O que muitos podem pensar é que ele passa
de esportivo para carro de família. Essa relação só será comprovada com as
primeiras vendas. Não existe ainda uma data certa para o carro chegar ao Brasil,
mas no que depender do sucesso de seus antecessores, será o mais rápido
possível.
Especificações
Modelo testado: Volkswagen
Golf Estate 2.0 TDI GT
Motor: 2.0 litros de quatro
cilindros turbo diesel de potência: 150 cv (148bhp) de 3.500 a 4.000 rpm
Torque: 320 Nm (236lbft) de
1.750 a 3.000 rpm
Aceleração: 0 a 100km/h em 8,9
segundos
Velocidade Máxima: 135 mph
Emissões: 108g/km
Preço: a partir de £ 24.440
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