Veículo chegou ao mercado para
substituir o Clio Sedan e evoluiu em muitos pontos. O que já dava certo no
modelo antigo foi mantido. Veja as versões, avaliação e o consumo do Symbol
O projeto visava a
substituição do Clio Sedan no mercado brasileiro. Era preciso avaliar o antigo
carro, evoluir o que estava ruim e manter os pontos positivos. E foi exatamente
isso que a Renault fez para lançar o Symbol, Sedan compacto que ainda não é uma
certeza no mercado tupiniquim.
Versões e preços do Symbol
Ao todo são duas versões e
também duas variáveis de preço. Atualmente, o Symbol é vendido na versão
Expression, por R$ 37.310,00 e Privilège, por R$ 42.260,00.
Consumo do Symbol
O Symbol é um carro com
motorização boa e razoável desempenho tanto na cidade quanto na estrada. A
médica e regular. Ele faz cerca de 8,5km/l na cidade e 10,5km/l na estrada, se
abastecido com gasolina. Quando for colocado álcool, a tendência é sempre que o
consumo seja mais alto.
Avaliação Renault Symbol
Se o objetivo era acabar com a
má reputação em alguns pontos do Clio, o primeiro a ser alterado era a
traseira. E isso foi feito. Ela chegou a ficar, inclusive, um dos pontos mais
bonitos do carro. Também foi alterado o interior do veículo e o acabamento. O Design
buscou mais modernidade e os objetivos foram alcançados.
O porta malas, como em todos
os carros da Renault, é gigante. Ele tem pouco mais de 500 litros de
capacidade. O que é muito legal no Symbol é o pacote de itens de série. Ele já
vem com air bags, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros e computador de
bordo.
A suspensão, que já era muito
boa no Clio, foi mantida, bem como o motor e a mecânica do veículo. O câmbio
não é dos melhores mas quebra bem o galho. O desempenho é louvável. O Symbol é
muito bom nas arrancadas e também potente nas retomadas de velocidade. Nas
curvas ele tem boa aderência e deixa o motorista tranquilo.
O que também é muito bom é o
sistema de freios, que responde rapidamente em todas as ocasiões.
E no quesito espaço interno,
que é referência da Renault, ele ficou devendo. Aproximadamente, 4 pessoas são
acomodadas no veículo. As que ficam atrás tem conforto precário e só crianças
ficam bem. Os adultos, para longos percursos, vão, com certeza, ficar com
dores.
Apesar de mudarem o painel, o
Symbol tem um acabamento comum. Não chega a ser grosseiro mas também não
impressiona. O pior mesmo são os material, que péssima qualidade e que podem
quebrar fácil ou até mesmo riscar.
No quesito custo benefício, o
Symbol pode ser considerado caro. O que o consumidor deve levar em consideração
é o número de equipamentos de série. Apesar de caro, o veículo é completo.
Faça o teste drive e veja se
você se apaixona pelo Symbol ou se é apenas um namorico, sem interesse maior.
Vídeo sobre o Symbol
Faça seu comentário!