Modelo novo da Eco Sport revela todas as mudanças no veículo que vai pegar de novo sua fatia de mercado
Nos últimos tempos, a Ford começou a planejar a hegemonia no seguimento dos SUVs. E pensou as linhas que apresentaria nos mais variados cantos do mundo. Em se tratando de Brasil, essas linhas já tem nome. Chama-se EcoSport. Hoje, o carro é produzido na China, Índia e Tailândia.
Em relação ao modelo anterior,
as mudanças foram radicais. Hoje a Eco tem linhas já futuristas, de acordo com
os novos projetos da montadora e logo, o antigo projeto vai ficar obseleto. As
mudanças foram desde iluminação interna, acabamento, faróis, como o próprio
design do carro. Fabio Okano, gerente de engenharia, diz: "Além de
preservar uma característica marcante do modelo anterior, o aplique plástico na
coluna traseira funciona como um defletor aerodinâmico. O mesmo vale para as
abas das lanternas, na porção que invade a lateral do carro", relata em
entrevista publicada pela revista Quatro Rodas.
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Consumo de combustível do Eco Sport.
Segundo testes realizados na
estrada e na cidade, as médias da nova Eco Sport chegaram a 7,9km/l (álcool) e 10,8km/l
(gasolina) na estrada, contra 6,9 (álcool) e 9,5 km/l (gasolina) na cidade. A
aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,7 segundos, cerca de 15% melhor que o
antigo.
Relatos mostram que o carro é
muito competente na pista. No entanto, quando é ligado em temperaturas baixas,
o motor falha um pouco até pegar no tranco.
A plataforma do veiculo é a do
New Fiesta. Isso remete a uma elevação no conceito do carro. Pois antes, a Eco
Sport era comparada ao Duster, e agora, A Sportage a Mitsubishi ASX. Com o
aumento no conceito, subiu também o preço base para o veículo.
Preços e versões da Eco Sport.
S (53490 reais), SE (56490) e
FreeStyle (59990), todas com o Sigma 1.6 16V de 115/110 cv. Quem quiser um
motor mais potente terá à disposição o Duratec 2.0 16V de 147/141 cv nas
versões FreeStyle (62490 reais) e Titanium (70190).
Veja uma análise da revista
quatro rodas sobre alguns pontos positivos e negativos do carro.
PONTOS POSITIVOS
Vida fácil - O Ford Sync
permite configurar as funções do carroe controlar dispositivos externos, como
um iPod. Porta-luvas tem comunicação com o ar-condicionado, mas falta
iluminação. Pelo volante se controla o som e o celular.
PONTOS NEGATIVOS
Dá para melhorar - Cinto do
motorista se prende na alavanca de ajuste do banco, chegando a desencaixá-la. No
teto, faltam as alças de segurança para os passageiros. O estepe ainda é
suportado pela tampa. E ela continua sendo fonte de ruídos.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
A direção elétrica é leve. Bem
calibrada, tem boa progressividade, o que proporciona sensação de segurança em
velocidades elevadas.
MOTOR E CÂMBIO
O conjunto é bem acertado e
adaptou-se bem ao carro. O Eco pesa 98 kg a maisque o New Fiesta, mas mesmo
assim registrou números bem próximos aos obtidos pelo hatch.
CARROCERIA
O desenho agrada, mas a
unidade avaliada - pré-série, segundo a Ford - apresentava desalinhamentoda
tampa traseira e peso excessivo das portas dianteiras,o que dificultavasua
movimentação inicial de abertura.
VIDA A BORDO
Assim como o design externo, a
cabine evoluiu muito. Refinada e hi-tech, nem de longe lembra a do antecessor.
SEGURANÇA
Tem airbag duplo, ABS e
controles de tração e estabilidade de série.
SEU BOLSO
O novo Eco não é barato, mas
justificao aumento de preço.A versão S, com ar, direção, trio elétrico, ABS e
airbag duplo custa 2 870 reais mais que o antigo FreeStyle.
OS RIVAIS
Duster Dynamique 1.6 16V - É
só um pouco mais completo que o Ford básico e custa 540 reais a mais. Mais
espaçoso e maior, sofrerá com o novo Eco.
Veja também uma reportagem com a Avaliação do Renault Duster e veja qual dos dois vale mais a pena.
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ASX 2.0 16V - Custa 82 990
reais. Será feito no Brasil em 2013 e ganhará motor flex e face-lift. Deve
sentiros efeitos da estreia do Eco.
Veja também um texto com a avaliação do Fiat Freamont.
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VEREDICTO
Mesmo com preço alto, a versão
FreeStyle 1.6 deverá continuar no topo do mix de vendas. A inclusão de itens de
conforto, tecnologia e, sobretudo, de segurança ajudará o modelo a atrair a
atenção de consumidores mais exigentes.
Avaliação da Eco Sport
Pode-se dizer que a Eco teve
uma mudança total. O Duster tomou a liderança da Ford e o carro saiu da mesmice
depois de 10 anos. Agora, o carro não passa a despercebido em lugar nenhum. O
painel está moderno e grande. O espaço interno é maior e o aproveitamento dele
é top. O que fica devendo é a qualidade dos materiais. Cabem perfeitamente 4
adultos e uma criança. O porta malas, embora tenha crescido, continua pequeno
para a categoria.
Air bags Dianteiros. Cinto de
três pontos e freio ABS ajudam e muito na segurança. O sistema de som permite
até a realização de ligações telefônicas.
A potência e torque são boas,
no entanto, o peso do veículo prejudica nas retomadas e arrancadas. Se lotado,
piora ainda essa sensação. O consumo se manteve nos mesmo níveis do modelo
anterior, que já era razoáveis.
A suspensão evoluiu e tem boa
estabilidade. O motoristas se sente em uma posição mais alta para dirigir e o
carro responde bem aos buracos, com bom amortecimento e nenhum ruído externo. A
posição de dirigir ainda pode ser ajudada.
Ele tem uma relação custo
benefício razoável e design inovador. Com isso, ele pode voltar a ser líder no
seguimento em breve.
Vídeo sobre a avaliação do Eco Sport. Assista.
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