Conheça a história, os modelos
e muito mais desse
O Clio foi lançado
oficialmente em Lisboa em 1990. Na época gigantes ovos vermelhos tomaram a cidade.
Com o passar do tempo, ele foi entrando nas casas, conquistando as famílias e
hoje se orgulha de uma história muito rica em diversos países.
Mas a comemoração dos 25 Anos
do Clio não passa apenas pelas emoções fortes. A Renault Portugal tem como
objetivo realizar a maior concentração do modelo Clio alguma vez realizada no
país. Uma concentração que pretende juntar as diferentes versões das quatro gerações.
Desde as económicas versões de passageiros, às Société (2 lugares), às Break,
aos mais exclusivos Clio Williams, Clio V6, Clio 16V, Clio R.S., etc..
Para além destas, há muitas
outras animações: cursos de condução preventiva, simuladores, insufláveis,
ateliers diversos, sorteios de fins-de-semana ao volante do Clio R.S. 220 EDC
Trophy e até um inédito espetáculo de stand up comedy com o Nilton. As
comemorações dos 25 Anos do Clio têm início às 14h00 e terminam às 18h00 do dia
21 de Novembro.
Renault Clio é um automóvel
supermini francês fabricado pela montadora Renault. A versão latina é fabricada
na Argentina em Santa Isabel, Córdoba e no Brasil em São José dos Pinhais,
região metropolitana de Curitiba-PR. Na Europa, foi lançado em 1990 e atualmente
está em sua quarta geração.
Já em 1991 chegava um motor de
1.171 cm³ e 60 cv, ainda com carburador, de geração mais moderna. Dois anos
depois, enquanto o de 1.390 cm³ ganhava injeção, caindo para 73 cv, apareciam
os Clios mais picantes. O RSi trazia motor de 1.764 cm³, injeção multiponto,
110 cv e torque de 15,8 m.kgf. Além de andar muito bem — de 0 a 100 km/h em
nove segundos, máxima de 190 km/h —, era atraente com as rodas de alumínio de
14 pol, volante e bancos esportivos e vinha com freios a disco nas quatro
rodas. Começava ali uma linhagem que se tornaria famosa.
Nova geração: Oito anos depois
do primeiro modelo, aparecia no Salão de Genebra de 1998 a segunda geração do
Clio. Inspirada nos conceitos Argus e Ludo, a Renault aplicou linhas curvas a todas
as partes do desenho, da extremidade do capô ao vidro traseiro, cuja parte
superior chegava a distorcer a imagem no retrovisor interno. Continuava um
carrinho simpático, mas agora integrado às tendências de estilo de seu tempo. O
comprimento crescia para 3,77 metros e a distância entre eixos chegava a 2,48
m. A renovada concorrência incluía Fiat Punto, Citroën Saxo, as novas gerações
do Corsa e do Polo e, poucos meses depois, o Peugeot 206.
A Terceira geração chegou para
uma atualização de mercado. O carro ganhou novas linhas externas e internas e
manteve a colocação no mercado
Já a geração 4 do Clio chegou
para surpreender. Trata-se de um hatch de cinco portas com
desenho agressivo e esportivo, e que será vendido na Argentina a partir de
2014, trazendo como novidades, além da estética, um motor mais eficiente, que é
mais econômico e que emite menos poluentes.
Além disso, o carro conta com sistema
Stop/Start (que desliga o motor quando o carro está parado, acionando-o
automaticamente quando o motorista tira o pé do freio).
Em termos de transmissão, o Clio IV
adota uma transmissão automática de dupla embreagem com opção de trocas sequenciais,
que pode ser configurado em modos de operação "ECO", para maior
economia, ou "Sport", para melhor desempenho.
O Clio IV recebeu a mais alta
classificação de segurança do EuroNCAP, graças aos múltiplos airbagas,
tecnologia de deformação programada carroçaria, tecnologia Fix4Sure que protege
todos os ocupantes do risco de danos ao abdômen.
O Clio IV foi um dos primeiros a
apresentar o novo sistema multimídia Renault R-Link, que é tablet inteligente
com sistema de navegação, câmera de estacionamento, reprodução e streaming de
fotos e vídeos via Bluetooth e conectividade com a internet entre muitas outras
funções.
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