Lançamento Honda Civic SI 2014






O seguimento dos sadãs está a cada dia mais concorrido. E mesmo quem é líder de vendas, não pode se acomodar. É o caso Honda Civic, que chega a sua versão 2013 em plena evolução. A mecânica já é perfeita, no entanto, o design precisa se atualizar, sempre.

O primeiro redesenho do Civic gerou muitas reclamações e, agora, a marca não pode e não quer mais errar. Os materiais do interior estão melhores as linhas ainda mais harmoniosas e o carro esbanja esportividade.

Uma coisa Honda não tenha feito, no entanto, é simplificar o número de modelos disponíveis. Da base até o mais elaborado, eles são rotulados LX, LZ PZEV, EX, EX PZEV, EX-L PZEV, EX-L, LX, LX PZEV, HF, HF PZEV, PZEV EX, EX, EX-L PZEV, EX-L , Hybrid, Hybrid PZEV e Si. Só visitando o site da Honda para entender todas elas.

O carro em avaliação, é o novo Civic Si, que tem sido o modelo orientado para o desempenho. Ele só está disponível como um cupê ou sedã equipado com um 201 cavalos de potência 2.4-litro e motor de quatro cilindros, com transmissão manual de seis velocidades, e uma riqueza de compromissos interiores especiais, incluindo bancos esportivos, couro embrulhando o volante e alavanca de câmbio, e pedais de metal.

Apesar de não ser um cupê esportivo de pleno direito, o Si ainda é muito divertido de conduzir. As rotações do motor com facilidade e câmbio de seis velocidades foi um dos melhores já testados nos EUA. A embreagem é leve e a alavanca de mudança deslizou suavemente entre as engrenagens, incentivando condução viva. Os assentos eram de suporte suficiente para encurralamento duro, enquanto os freios funcionaram bem em paradas duras.

O motor do Civic SI é o i-VTEC, que significa "Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control". Isso significa que o comando de válvulas muda com o aumento das rotações, permitindo uma suave direção em baixas rotações, mais potência em altas velocidades e melhor quilometragem total.

O perfil dos pneus pode ser baixo. No entanto, o carro ainda não é perfeito.  O banco de trás é apertado e difícil de alcançar na versão cupê. A falta de uma versão mais prática hatchback é decepcionante. O layout simplesmente não faz muito sentido, embora a ênfase no tacômetro é mais adequado para o modelo de Si que as outras versões.

Com todas essas considerações, no entanto, a Honda deve ser louvada por reconhecer as deficiências em seu mais novo Civic e se mover tão rapidamente para corrigir muitas delas.

Veja fotos do Civic SI














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