O seguimento dos sadãs está a
cada dia mais concorrido. E mesmo quem é líder de vendas, não pode se acomodar.
É o caso Honda Civic, que chega a sua versão 2013 em plena evolução. A mecânica
já é perfeita, no entanto, o design precisa se atualizar, sempre.
O primeiro redesenho do Civic
gerou muitas reclamações e, agora, a marca não pode e não quer mais errar. Os
materiais do interior estão melhores as linhas ainda mais harmoniosas e o carro
esbanja esportividade.
Uma coisa Honda não tenha
feito, no entanto, é simplificar o número de modelos disponíveis. Da base até o
mais elaborado, eles são rotulados LX, LZ PZEV, EX, EX PZEV, EX-L PZEV, EX-L,
LX, LX PZEV, HF, HF PZEV, PZEV EX, EX, EX-L PZEV, EX-L , Hybrid, Hybrid PZEV e
Si. Só visitando o site da Honda para entender todas elas.
O carro em avaliação, é o novo
Civic Si, que tem sido o modelo orientado para o desempenho. Ele só está
disponível como um cupê ou sedã equipado com um 201 cavalos de potência
2.4-litro e motor de quatro cilindros, com transmissão manual de seis
velocidades, e uma riqueza de compromissos interiores especiais, incluindo bancos
esportivos, couro embrulhando o volante e alavanca de câmbio, e pedais de
metal.
Apesar de não ser um cupê
esportivo de pleno direito, o Si ainda é muito divertido de conduzir. As
rotações do motor com facilidade e câmbio de seis velocidades foi um dos
melhores já testados nos EUA. A embreagem é leve e a alavanca de mudança
deslizou suavemente entre as engrenagens, incentivando condução viva. Os
assentos eram de suporte suficiente para encurralamento duro, enquanto os
freios funcionaram bem em paradas duras.
O motor do Civic SI é o i-VTEC,
que significa "Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic
Control". Isso significa que o comando de válvulas muda com o aumento das
rotações, permitindo uma suave direção em baixas rotações, mais potência em
altas velocidades e melhor quilometragem total.
O perfil dos pneus pode ser
baixo. No entanto, o carro ainda não é perfeito. O banco de trás é apertado e difícil de
alcançar na versão cupê. A falta de uma versão mais prática hatchback é
decepcionante. O layout simplesmente não faz muito sentido, embora a ênfase no
tacômetro é mais adequado para o modelo de Si que as outras versões.
Com todas essas considerações,
no entanto, a Honda deve ser louvada por reconhecer as deficiências em seu mais
novo Civic e se mover tão rapidamente para corrigir muitas delas.
Veja fotos do Civic SI
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