Como surgiu o Gol


Texto: Salão do Carro.

O Gol foi lançado no ano de 1980 e nasceu com a finalidade de suceder o Fusca, modelo que tinha se tornado um fenômeno mundial, no Brasil conseguiu bater todos os recordes que futuramente seria superado pelo Gol. Na época, a Volkswagen também precisava de um modelo para competir com projetos mais novos que apresentavam o mesmo valor de custo do Fusca e que apresentava mais melhorias, como no caso do Fiat 147 e também o Chevrolet Chevette, nesse caso o projeto do Gol era essencial, pois também conseguia manter um bom custo benefício em relação ao conforto, potência e também conseguiria atender as necessidades dos consumidores da época.





O nome Gol veio de uma necessidade que a Volkswagen tinha em batizar seus modelos com nome relacionados a esportes, como no caso do Polo, Golf e também o Gol que acabou se adequando muito bem ao mercado brasileiro e também trouxe o nome do esporte do momento e mais popular entre os brasileiros.

Cumprindo todos os pré-requisitos impostos pelos consumidores da época, foi lançada a primeira versão do Gol que foi popularmente apelidado de Gol quadrado, esse apelido se deve principalmente a seu design que diferente de suas versões mais novas, era totalmente quadrado mesmo simulado uma pequena circunferência.

Em sua primeira versão o modelo herdou o motor do Fusca, motor popular de 1300 cc, que ficou bastante conhecido devido a seu barulho característico. Sua refrigeração também era a ar, porém no caso do Gol sua refrigeração era melhor, justamente por causa da localização do motor que já era na parte frontal, diferente do Fusca. Sua primeira versão deixou muito à desejar, principalmente em relação a potência, pois o motor característico do Fusca não conseguia oferecer a potência que os consumidores já estavam exigindo na época.

Desenvolvimento do Gol

Com o lançamento do motor de 1600 cc, a Brasília parou de ser fabricada, pois seu segmento lembrava muito o Gol e os consumidores acabaram voltando seus olhares apenas para esse novo lançamento.

Em 1984, foi lançado uma das versões mais conhecidas em relação ao Gol quadrado, trata-se da versão GT que vinha com rodas características e um motor já de alta performance. Em 1986, o modelo foi lançado com de 1800 cc, sendo considerado um dos motores mais potentes da época e que fez do modelo um dos que ofereceram a melhor performance, pois na época nenhum de seus concorrentes conseguia oferecer tanto desempenho.

O ano de 1986, também foi o final dos motores refrigerados a ar, sendo que todos já começaram a utilizar a refrigeração a água, principalmente em versões mais potentes que exigiam maior qualidade em relação a sua refrigeração. Em 1987, o modelo recebeu sua primeira reestilização e também foi o ano do surgimento da versão GTS, na qual era oferecida com várias opções de motorização e a mais potente contava com 109 cavalos de potência. Devido a algumas necessidades impostas pelo governo, foi criada a versão C que contava com um câmbio de 4 marchas e era ainda mais básico do que a versão CL.

Foi lançado o GTi, modelo que contava com um design um pouco diferenciado e também apresentava alguns detalhes exclusivos e uma mecânica diferenciada, como no caso do motor de 2.0 litros que rendia 120 cavalos de potência, sendo considerado o motor mais potente da categoria e que superava até mesmo alguns outros modelos que também eram concorrentes.

A versão do Gol quadrado seguiu sendo produzido até o ano de 1996, quando deu espaço a uma segunda reestilização, que seria denominado como Gol G2 ou popularmente conhecido como Gol bola, devido a seus traços bastante arredondados.

Gol G2 - Geração II

A segunda geração do Gol já contava com uma mecânica diferenciada e também com conforto que não era oferecida na versão quadrada, além disso, o modelo também já contava com um ótimo custo benefício e com motor menos potente, acompanhando as necessidades dos consumidores brasileiros, que agora já dispensavam o motor muito potente para ter maior economia e rendimento.





Em 1994, já tinha sido apresentada sua primeira unidade como versão bola, porém sua popularização começou no ano de 1986, quando a Volkswagen começou a apresentar o modelo com uma motorização de 81 cavalos de potência.

O modelo também recebeu algumas alterações durante o seu desenvolvimento dentro do mercado nacional, suas principais modificações foram na mecânica, pois a Volkswagen ainda estava tentando criar algo que agradasse os consumidores brasileiros e que não deixasse de lado a grande potência dos motores. Para cumprir essa necessidade foi criado uma versão GTI ainda no ano de 1996, o modelo contava com um motor de 2.0 litros, agora já utilizando a maior potência criada pelas 16 válvulas, rendendo 145 cavalos de potência. Essa versão tem uma característica bastante interessante, pois o modelo tem um pequeno calombo em seu capô, esse calombo se deve ao cabeçote do motor que era muito grande e necessitava desse espaço para que seja devidamente comportado.

No ano de 1997, os motores da segunda geração começaram a receber a injeção eletrônica, sistema esse que marcou época e realmente alavancou as vendas dos modelos dentro do mercado nacional, pois o consumidor podia deixar de lado vários problemas comuns na época, principalmente em relação a dar partida.

A versão bola continuou sendo produzida durante mais alguns anos, até mesmo depois de ser apresentado uma nova reestilização do modelo, que agora já seria conhecido como G3 e já trazia um design diferenciado, acompanhando também as necessidades dos consumidores, que agora já precisavam de um desenho mais atual.

Gol G3 - Geração III

Em suas propagandas a Volkswagen apresentava o modelo como geração III, começando suas vendas no ano de 1999 já oferecendo o modelo como versão 2000. O modelo recebeu uma profunda modificação, tanto em sua dianteira, quanto na lateral e também na traseira. Em seu interior o modelo também recebeu várias modificações para atender e competir com alguns concorrentes que também estavam se modificando para aumentar seu fluxo de vendas. Durante seu desenvolvimento a marca ofereceu várias opções de motorização, porém as mais populares foram as verões de 1.0 litros de 8 e 16 válvulas, que ofereciam um bom custo benefício em relação a consumo e também não deixava a desejar em relação a potência.





Em 2001, foi lançada uma versão que não foi tão aprovada pelos consumidores brasileiros, nessa versão o modelo foi equipado com um motor de 1.0 litros 16 válvulas turbo, que conseguia atingir a média de 193 km/h. Em 2002 o modelo recebe poucas modificações o que não deixou que a marca oferecesse novamente outra geração, a modificação ficou apenas no para-choque dianteiro e traseiro. Já no ano de 2003, o modelo recebeu um grande incentivo e que ajudou bastante no número de vendas, esse incentivo é referente ao primeiro motor Flex.

O motor em questão foi oferecido na versão com 1.6 litros e oferecia a opção de poder abastecer com álcool ou gasolina, sendo uma novidade para os consumidores brasileiros e que realmente aumentou muito o fluxo de vendas do modelo dentro do mercado nacional. Muitos consumidores afirmam que essa foi a versão mais popular do Gol, pois conta com várias unidades em todo o país e a maioria das pessoas com certeza já viu ou já possuiu um Gol G3. Além disso, essa versão oferecia muita qualidade e resistência, sua manutenção era baixa e o modelo oferecia muita comodidade para viagens de longa distância.

Gol G4 - Geração IV

A versão G4 recebeu poucas alterações, concentrando essas alterações somente na sua dianteira e traseira, no interior o modelo recebeu um novo painel e também alguns itens que não poderiam ser vistos em sua versão anterior.






Sua produção começou no ano de 2005 e teve como principal finalidade manter o fluxo de venda perante a um dos seus principais concorrentes que era o Fiat Palio, modelo que na época estava mostrando um bom desenvolvimento e estava mantendo um constante fluxo de vendas.

A mecânica também sofreu algumas alterações, principalmente em sua suspensão que agora tinha ficado um pouco mais alta para atender algumas necessidades, principalmente em caso de solos irregulares.
  
Em relação a motorização o modelo praticamente herdou os motores de sua versão anterior, sendo apresentado com motorização que variavam entre 71 a 75 cavalos de potência. Apenas algumas versões especiais apresentaram novidades em relação a motorização, como no caso do Gol Rallye que foi apresentado no ano de 2007, o modelo conta com um motor de 1.6 litros Flex, que rende 103 cavalos de potência. Também foi lançado algumas outras versões especiais durante o desenvolvimento do modelo dentro do mercado nacional, porém essa versão foi uma das mais curtas apresentadas pela marca, ficando apenas 3 anos na linha de produção da empresa.

Gol G5 - Geração V

A geração 5 veio para atender as necessidades do consumidor brasileiro, sendo que a geração 4 não tinha agradado tanto os seus consumidores brasileiros. Nessa versão o modelo já contava com um novo desenho em seus faróis e também recebeu uma reestilização completa em sua traseira e também na dianteira.






Seu interior também sofreu algumas modificações, mesmo porque o consumidor exigia um veículo mais atual que não deixasse de lado o conforto e a qualidade. De baixo do capô o modelo contava com duas versões de motorização, sendo o popular motor de 1.0 litros e a versão de um 1.6 litros.
  
O modelo também contou com algumas séries especiais, como no caso da versão Rallye e também mais algumas versões que foram apresentadas durante o desenvolvimento do modelo dentro do mercado nacional. Durante as suas vendas o modelo também recebeu algumas leves modificações, porém não foi modificado de geração, pois as modificações feitas ainda ficaram muito próximas do modelo original, por isso a marca preferiu manter a sua geração. As modificações em questão foram principalmente em relação a pintura e também a alguns pequenos detalhes no exterior e interior do veículo.
  
Gol G6 - Geração VI

A geração 6 foi lançada na segunda parte do ano de 2012. Nada mais é, do que um face-lift da geração 5. Veio com a finalidade de manter o Gol na liderança em relação as vendas, liderança essa que ficou ameaçada com o lançamento do Novo Uno, modelo que caiu nas graças dos consumidores mas que mesmo assim não fez com que o Gol caísse para segundo lugar.






O modelo recebe um novo desenho, tanto na parte exterior quanto na parte interior, ganhando a nova frente global da montadora, já utilizado no Fox, Jetta e outros veículos recentes da marca.

Seus equipamentos também se diferenciam muito de suas outras gerações, porém se comparado com o G5 sua parte externa recebe modificações apenas na dianteira e traseira, sendo que a lateral ainda se manteve a mesma da outra geração.

A motorização ainda se mantém a mesma das outras versões, porém seus equipamentos são totalmente diferentes, a marca resolveu oferecer a opção de funções no volante. Essa opção tem por finalidade manter o foco do motorista somente na estrada, justamente por isso o sistema multimídia é ligado ao volante, assim como outras funções que também podem ser acionadas desde o volante, evitando que o motorista tenha que mudar sua atenção para o painel de instrumentos.






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