Comparativo S10 x Ranger x Amarok






Veja o que oferece cada modelo e tire suas conclusões sobre qual seria a melhor compra





Muitas pessoas passam o dia babando em cima de modelos de carros cada vez mais completos e futuristas. Para quem gosta de veículos grandes, as opções hoje são muitas, em um mercado totalmente renovado. É pensando nisso que o Motores em Movimento traz até você uma reportagem da revista Quatro rodas que compara a S10 x Ranger x Amarok.

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Uma vez camionete era sinônimo de carro forte, brigador, bom para trafegar em terrenos ruins. Hoje, além disso, eles tem belo design, são confortáveis e o luxo vem estampado em todos os cantos dos modelos. Prova disso são as novas versões da S10 e da Ranger, que com o lançamento também da Amarok, modificaram todo o cenário de vendas no Brasil.



Vamos as definições dos veículos.



Volkaswagen Amarok Highline



No começo a Amarok apresentava apenas a versão com câmbio manual. Em 2012, o cenário mudou e ela ganhou a caixa automática produzida pela alemã ZF, com oito marchas e um gerenciamento eletrônico que garante um funcionamento acima da média.



Para descer o morro, em avaliação da Quatro Rodas, a Amarok foi a vencedora, pois passa muito segurança. No entanto, na subida, ela foi a que obteve resultados menos satisfatórios. A montadora optou por pneus para pistas urbanas, o que tornou a pick-up mais silenciosa, porem pior nos terrenos íngremes e em subidas.



A Amarok é a única das três picapes aqui reunidas que faz a seleção da tração automaticamente, sem interferência do piloto, como mostra a Quatro Rodas. Isso para alguns pode ser até bom, mas para os verdadeiros apaixonados pelas grandes máquinas, será motivo de desagrado.



A Amarok pode ser encorpada com opcionais. Completa, ela é equivalente as outras camionetes, mas sem esses opcionais, ela perde para as outras. E vale ressalta que “seca”, ela tem o mesmo preço que as outras, completas.




Lista de opcionais



Controle de estabilidade, assistentes de partida em subida e de descida de ladeira (1.440 reais),

Rodas aro 19 (1.824 reais)

Sistema multimídia com GPS (2.400 reais)



Preço final = 136.214 reais.










Chevrolet S10 LTZ



 No asfalto a S10 está tranquila. Já na pistas irregulares, ela é uma das que mais lembra as antigas e boas pick-ups.



A S10 não oferece sistema de decida de ladeira, o que para alguns motoristas, é uma maravilha. Para aqueles que tem mais preguiça, não é tão legal assim.



A transposição de obstáculos também exige uma boa altura livre do solo, e nesse quesito a S10 perde das rivais.



Vale destacar também o acabamento interno, que é inferior as demais. Alguns dizem que a S10 ficou devendo também em conteúdo. As outras tem ajustes da posição de dirigir e GPS, mesmo que opcionais.




A S10 é vendida em várias versões, mas a LTZ, topo de linha, não tem opcionais: ar, direção, trio elétrico, ABS e airbag duplo são de série.







Ford Ranger Limited



 A Ranger se destaca pelo bom desempenho on e off-road.



O carro vence erupções com facilidade. O sistema de suspensão é o melhor da categoria. “Em resumo, a Ranger une a desenvoltura da S10 na terra à suavidade urbana da Amarok”, conforme destaca a revista Quatro Rodas.



Veja mais considerações da revista sobre a Ranger.



Se na cidade a câmera de ré (instalada no oval Ford, na tampa da caçamba) é útil na hora de estacionar, no uso fora de estrada ela é perfeita para alinhar a traseira exatamente na trilha pretendida. As imagens são exibidas numa tela camuflada no retrovisor interno, com guias virtuais em vermelho e amarelo. No extremo oposto, o retrovisor da Amarok nem ao menos tem escurecimento automático. A tela multimídia da VW, no entanto, é superior em tamanho e qualidade de imagem.




Ranger, Amarok e S10 encaram trechos alagados com profundidade semelhante, mas a picape da Chevrolet pede cuidado extra com a placa dianteira. Fixada em posição cerca de 25 cm mais baixa que a das rivais, pode ser levada pela água.



Boa no asfalto e na terra, a Ranger Limited (de 130.900 reais) é hoje a melhor opção para quem busca uma cabine dupla 4x4 de luxo.





VEREDICTO



A Amarok, terceira colocada do comparativo, é muito bem assistida eletronicamente, masseuspneus urbanos comprometem demais o desempenho na terra. A S10, não tão high-tech quantoaVW, é a mais rústica das três. A Ranger, por unir o que há de melhor nas rivais, sagrou-se a vencedora do embate na terra.

Veja também um comparativo entre outras camionetes. Você precisa se informar antes da compra.






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