Veja o que oferece cada modelo e tire suas conclusões sobre qual seria a melhor compra
Muitas pessoas passam o dia babando em cima de modelos de carros cada vez mais completos e futuristas. Para quem gosta de veículos grandes, as opções hoje são muitas, em um mercado totalmente renovado. É pensando nisso que o Motores em Movimento traz até você uma reportagem da revista Quatro rodas que compara a S10 x Ranger x Amarok.
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Uma vez camionete era sinônimo
de carro forte, brigador, bom para trafegar em terrenos ruins. Hoje, além
disso, eles tem belo design, são confortáveis e o luxo vem estampado em todos
os cantos dos modelos. Prova disso são as novas versões da S10 e da Ranger, que
com o lançamento também da Amarok, modificaram todo o cenário de vendas no
Brasil.
Vamos as definições dos
veículos.
Volkaswagen Amarok Highline
No começo a Amarok apresentava
apenas a versão com câmbio manual. Em 2012, o cenário mudou e ela ganhou a
caixa automática produzida pela alemã ZF, com oito marchas e um gerenciamento
eletrônico que garante um funcionamento acima da média.
Para descer o morro, em
avaliação da Quatro Rodas, a Amarok foi a vencedora, pois passa muito
segurança. No entanto, na subida, ela foi a que obteve resultados menos
satisfatórios. A montadora optou por pneus para pistas urbanas, o que tornou a
pick-up mais silenciosa, porem pior nos terrenos íngremes e em subidas.
A Amarok é a única das três
picapes aqui reunidas que faz a seleção da tração automaticamente, sem
interferência do piloto, como mostra a Quatro Rodas. Isso para alguns pode ser
até bom, mas para os verdadeiros apaixonados pelas grandes máquinas, será
motivo de desagrado.
A Amarok pode ser encorpada
com opcionais. Completa, ela é equivalente as outras camionetes, mas sem esses
opcionais, ela perde para as outras. E vale ressalta que “seca”, ela tem o
mesmo preço que as outras, completas.
Controle de estabilidade,
assistentes de partida em subida e de descida de ladeira (1.440 reais),
Rodas aro 19 (1.824 reais)
Sistema multimídia com GPS
(2.400 reais)
Preço final = 136.214 reais.
Chevrolet S10 LTZ
No asfalto a S10 está
tranquila. Já na pistas irregulares, ela é uma das que mais lembra as antigas e
boas pick-ups.
A S10 não oferece sistema de
decida de ladeira, o que para alguns motoristas, é uma maravilha. Para aqueles
que tem mais preguiça, não é tão legal assim.
A transposição de obstáculos
também exige uma boa altura livre do solo, e nesse quesito a S10 perde das
rivais.
Vale destacar também o
acabamento interno, que é inferior as demais. Alguns dizem que a S10 ficou
devendo também em conteúdo. As outras tem ajustes da posição de dirigir e GPS,
mesmo que opcionais.
A S10 é vendida em várias versões, mas a LTZ, topo de linha, não tem opcionais: ar, direção, trio elétrico, ABS e airbag duplo são de série.
Ford Ranger Limited
O carro vence erupções com
facilidade. O sistema de suspensão é o melhor da categoria. “Em resumo, a
Ranger une a desenvoltura da S10 na terra à suavidade urbana da Amarok”,
conforme destaca a revista Quatro Rodas.
Veja mais considerações da
revista sobre a Ranger.
Se na cidade a câmera de ré
(instalada no oval Ford, na tampa da caçamba) é útil na hora de estacionar, no
uso fora de estrada ela é perfeita para alinhar a traseira exatamente na trilha
pretendida. As imagens são exibidas numa tela camuflada no retrovisor interno,
com guias virtuais em vermelho e amarelo. No extremo oposto, o retrovisor da
Amarok nem ao menos tem escurecimento automático. A tela multimídia da VW, no
entanto, é superior em tamanho e qualidade de imagem.
Ranger, Amarok e S10 encaram trechos alagados com profundidade semelhante, mas a picape da Chevrolet pede cuidado extra com a placa dianteira. Fixada em posição cerca de 25 cm mais baixa que a das rivais, pode ser levada pela água.
Boa no asfalto e na terra, a
Ranger Limited (de 130.900 reais) é hoje a melhor opção para quem busca uma
cabine dupla 4x4 de luxo.
VEREDICTO
A Amarok, terceira colocada do
comparativo, é muito bem assistida eletronicamente, masseuspneus urbanos
comprometem demais o desempenho na terra. A S10, não tão high-tech quantoaVW, é a
mais rústica das três. A Ranger, por unir o que há de melhor nas rivais, sagrou-se
a vencedora do embate na terra.
Veja também um comparativo entre outras camionetes. Você precisa se informar antes da compra.
Veja também um comparativo entre outras camionetes. Você precisa se informar antes da compra.
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