Tudo sobre a Carteira de Motorista.

A Carteira de Motorista, mais conhecida como CNH ( Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que legaliza uma pessoa a dirigir determinado veículo.



Etapas do processo de tirar a carteira de motorista

Para você estar habilitado a dirigir, o primeiro passo é ir até uma alto escola e fazer o seu pedido.

Após isso, o primeiro passo serão as aulas teóricas para que vocês esteja apto a entender a sinalização de transito, bem como os cuidados que um motorista precisa ter em relação a equipamentos básicos que existem em cada veículo. Você precisará cumprir determinadas horas aulas e receberá uma apostila nacional com todas as informações precisas.

O terceiro passo é aprender a dirigir. Com as leis já entendidas devido as aulas, você vai sair pelas ruas de sua cidade ao lado de seu instrutor. Ele lhe dará as noções do veículo e lhe ensinará a guiar. Com a prática e o passar dos dias, o motorista começa a ser lapidado e você já estará dando uma maior passo em busca da tão sonhada carteira.

Já sabendo as leis e as sinalizações de trânsito, bem como aprendendo a dirigir, você estará pulando para a próxima etapa, que é a realização de exames.

O primeiro deles é o exame de vista, para que o médico saiba se você precisará ou não de óculos para dirigir. Após ter o resultado, é hora de ir para a prova exata. Serão muitas perguntas sobre sinalização e equipamentos que você precisará responder indicando apenas a alternativa correta.

Após passar na prova e no exame de vista, você está apto a mais rígida prova, a de direção. O Detran responsável por sua cidade lhe levará até o local das provas. Primeiramente você dará uma volta para cidade com o técnico do Detran. Ele lhe dirá onde entrar  você precisa estar atento as sinalizações, pois algumas pegadinhas podem acontecer. Não é preciso conversar com o técnico, apenas seguir o que ele fala e responder ao que ele pergunta. Após a primeira etapa, é hora da baliza. Você vai ter postes posicionados e precisará estacionar no meio deles. Nessa hora, a calma é primordial.

Passando por mais essas duas etapas você enfim está aprovado. Aí é só esperar o tempo do documento ser emitido e gozar do prazer de dirigir.

Fique atento a mais informações

Sistema de pontos da carteira de motorista

Existem dois tipos de carteiras, as provisórias, com validade d 1 ano e as permanentes, com validade de 5.

Para a Carteira provisória, mais conhecida como permissão, o portador não pode cometer nenhum infração grave ou gravíssima no período de um ano. Caso isso aconteça, a carteira é suspensa.

Para carteiras definitivas, o portador tem um total de 19 pontos a serem perdidos. Caso as infrações ultrajassem esse número, a carteira ´suspensa e a pessoas precisará fazer tudo novamente, após um 1 ano.

Sistema de pontos por infrações.

Todas as multas valem pontos, que somados, podem lhe tirar o direito de dirigir. Veja as pontuações.

• gravíssima – 7 pontos
• grave – 5 pontos
• média – 4 pontos
• leve – 3 pontos

Custos para tirar a carteira de motorista.

Os preços para se retirar a carteira de motorista subiram nos últimos tempos. Hoje, o processo custa de 1200 a 1600 reais, variando entre as regiões do Brasil. Com esse preço, dirigir deve ser levado sempre muito a sério, pois caso você seja imprudente, além de prejuízo financeiro, pode acabar com a sua vida e a de outras pessoas.

Gostou do Post. Deixe seu comentário e duvidas para o Motores em Movimento.






Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!