Pensa num carro que corre
bastante e se preocupa com o pedestre. Não estamos falando de uma suspensão que
não escapa, mas de um carro que possui airbag nas partes externas, que protege o pedestre em possíveis acidentes.
Essa proteção é acionada por
um sistema inteligente que avalia o motorista até o momento em que ele perde o
controle na direção do carro. No lançamento oficial no Brasil, que aconteceu em
Vitória, demonstrações foram feitas e o sistema deixou todos boqueabertos.
E a tecnologia é referência no
Volvo. A própria montadora o tem como o carro mais perfeito nesse sentido que
ela já projetou.
O carro lê placas para o
motorista, detecta vagas de estacionamento em pontos imperceptíveis, tem piloto
automático, sensor de colisão com alerta, enfim, muito mais do que já foi
implantado em outras marcas.
E quem testou o carro no Brasil
foi o site G1, do Grupo Globo. Segundo avaliação publicada, o carro se torna
chato de tanto alarme que possui. Ele identifica distâncias de risco com carro
da frente, motos que passam na lateral, enfim, tudo. Por isso, ele fica
apitando sem parar. Em um trânsito parado, com o de São Paulo por exemplo, o
carro vai apitar tanto que deixará os motoristas atordoados e mais estressados
que o habitual. Todavia, esses acionamentos podem ser desligados
tranquilamente.
Os acionamentos dos controles
são muito bons, com fácil acesso e entendimento. Como o carro é cheio de
comandos, isso seria fundamental. O que vai levar um tempo, é o motorista
conhecer todas as funções. No entanto, disso não dá para reclamar.
O carro é extremamente
confortável e acomoda quatro adultos perfeitamente, inclusive, com ajuste de
encosto de cabeça para os passageiros de trás.
Versões do Volvo V40
O motor do Volvo é um 2.0
turbo. Basta pisar que ele já responde. E nas curvas, não tenha medo, os
controles de tração e estabilidade deixam o motorista seguro em todo o tipo de
terreno.
Os concorrente do V40 são a Mercedes-Benz
e BMW, com a Audi correndo por fora. No entanto, todos os concorrentes tem um
plus, o preço, que é bem menor que o do Volvo. Só que estamos falando de um
mercado de luxo, portanto, o preço é de menos.
Como deve ficar o mercado para
o Volvo V40
Embora muitos determinem que o
carro será sucesso absoluto, a montadora não tem tantas pretensões. Ela quer
apenas vender o que planejou, cerca de 700 unidades.
Preços do Volvo V40
A versão básica do carro,
parte de 135mil reais. Básica apenas no nome, pois já tem inúmeros itens de
luxo. A versão de todo pode ultrapassar os 152 mil reais.
Consumo de combustível do Volvo
V40
O consumo mencionado é na
imprensa é de 7,1km/l
Faça seu comentário!